O retorno sombrio de Agents Of S.H.I.E.L.D.

ESTE POST CONTÉM ALTOS SPOILERS! LEIA POR SUA CONTA EM RISCO! 😛

Banner oficial
Banner oficial

Na última terça-feira (03/03) a série “Agents of S.H.I.E.L.D.” retornou do hiatus de quase três meses, onde deu lugar a série da Agent Carter.

Podemos dizer, depois de assistir ao mid session (como é chamado este episódio de retorno) que esta metade da segunda temporada promete mudar os ânimos, o ritmo e a atmosfera da série. Tudo agora parece ser mais sombrio!

Em dezembro, a série encerrou com a Raina e a Skye/Daisy descobrindo a misteriosa cidade que Coulson tanto rabiscava nas paredes, e as duas acabaram expostas à uma espécie de rajada de poeira cósmica, após o Obelisco explodir. Foram petrificadas em forma de casulo, que após alguns minutos explodiu, liberando energia e despertando um novo DNA hábil e superpoderoso, transformando-as em…

Agente Skye/Daisy transformando-se na inumana Quake em "Agents of SHIELD".
Agente Skye/Daisy transformando-se na inumana Quake em “Agents of SHIELD”.

DEIXEMOS ISSO MAIS PARA A FRENTE!

Ok. A segunda temporada retomou no episódio “Aftershocks” com algumas reações da SHIELD e dezenas de perguntas no ar. Vamos a lista!

1- Noturno é você? 

Logo no início do episódio, somos surpreendidos por um garoto isolado em uma sala. Ele parece nervoso e logo entendemos o motivo. O garoto começa a entrar em pânico e se teletransporta por todos os pontos do cômodo, em efeitos especiais similares ao do personagem Noturno na saga de filmes dos “X-Men”.

Cena do episódio "Aftershocks" em Agents Of SHIELD.
Cena do episódio “Aftershocks” em Agents Of SHIELD.
Cena de "Noturno" nos filmes da saga "X-Men".
Cena de “Noturno” nos filmes da saga “X-Men”.

Não sei vocês, mas arregalei os olhos para a tela e esperei apenas o nome Kurt Wagner ser pronunciado ali! Mas isso não aconteceu!

Logo o garoto para diante da tela, mostrando sua face, e para surpresa, ele não tem olhos! Remetendo à um estranho personagem que apareceu ao telefone em Dezembro, antes da série entrar em hiatus.

gordon2

Desesperado, o garoto é confortado por uma moça jovem na aparência, mas velha na idade, trata-se de Jiaying, mãe da Skye (aquela mulher que Whitehall matou para adquirir seus poderes de rejuvenescimento).

Ela cita uma espécie de experimento que batizou de “Névoa”, que acontece após a vítima passar por uma suposta Terrigênese.

Para quem conhece uma raça em especial nos Quadrinhos da Marvel, sabe o que esta palavra significa. É um gás criado pela raça Kree que transforma humanos em INUMANOS, lhe dando poderes e transformando suas aparências. Como o garoto que pode teletransportar e perdeu seus preciosos olhos.

Mas afinal quem é este garoto?

Bem, ninguém sabe ao certo ainda! Jiaying o chamou de Gordon no episódio, mas isso também não ajudou bastante. Porém teóricos de plantão já deram seus palpites à este respectivo personagem.

Trata-se de “Reader”, um garoto que tinha poderes especiais, capaz de transformar em real tudo que lê-se, e por isso o arrancaram os olhos. O personagem é novo no universo Marvel dos quadrinhos, apareceu em apenas dois gibis. Sua última aparição foi exatamente após a explosão da bomba terrígena, que transformou os inumanos. Exatamente como aconteceu na série.

Reader nos quadrinhos!

2- Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades e aceitações maiores ainda! 

Uma cena de ligação é feita entre o garoto Gordon e a Skye/Daisy, que para um bom entendedor, meia palavra basta. Claramente induz que a hacker agora tem um novo problema para lidar: “ela mesma”.

Ela está presa numa espécie de “Quarentena”, parece algo semelhante ao que acontece com nossos softwares de antivírus. Um lugar para onde é mandado ameaças ao sistema operacional até que o agente seja devidamente analisado. Pois bem a Skye está ali, presa e ainda atordoada com o que aconteceu lá naquela cidade misteriosa. A cena de Tripplet sendo petrificado e virando pó em seguida não sai da sua cabeça.

Skye presa na Quarentena
Skye presa na Quarentena

O mais interessante é que Coulson e sua equipe ainda não sabe que a Skye acabara de se transformar em uma criatura com superpoderes. Na verdade, nem ela ainda. Aguardam os resultados dos exames de sangue para analisar o seu DNA.

Começam a partir daí uma extensão do que acontece com outros personagens do Universo Marvel, os Mutantes. Jovens que se acham aberrações e tem medo do mundo da fora, o preconceito da sociedade que tem o mesmo pensamento e querem vê-los mortos. O perigo de contágio, acreditando ser uma doença.

Na série, tudo isso foi retratado. Skye tendo descontroles emocionais e fazendo as coisas tremerem. Simmons mencionando o contágio. Ataques de fúrias por parte de Mack contra os alienígenas.

Acredito que a Marvel Studios encontrou a melhor saída para acrescentar novos personagens a seu universo com poderes sobre-humanos e ainda criar um clima de guerra social. Eles não podiam usar os mutantes, mas utilizar de milagres inumanos é uma excelente jogada, que renderá muitas histórias no MCU daqui pra frente.

Ah, e pela primeira vez, o termo “INUMANO” foi utilizado dentro do Universo Cinematográfico Marvel. Saiu da boca de Fitz, ao mencionar que a Skye só sobreviveu a terrigênese por ter se transformado em algo mais poderoso que um ser humano normal.

3- O início da derrocada da HIDRA

O episódio marcou uma reviravolta nas tramas do MCU. A HIDRA que parecia demonstrar pique total ao derrubar a SHIELD de dentro para fora, pode sofrer o mesmo destino.

Coulson arquiteta um plano arriscadíssimo, mas calculado meticulosamente e aplicado com sucesso. E em um ataque só, coordena o degolamento  de cinco cabeças da HIDRA, inclusive daquele assistente do Baron Von Strucker na cena pós-créditos de “Capitão América – O Soldado Invernal”. Strucker, inclusive fora mencionado diversas vezes no episódio.

Assistente do Baron Von Strucker.
Assistente do Baron Von Strucker.

Acredito que a HIDRA deva receber sua derrocada final em “Vingadores – Era de Ultron”, onde deva-se fechar a trama da segunda fase do Universo Marvel nas telonas.

hidra

4- O segredo de Bobbi, a Harpia

Algo foi deixado em aberto neste episódio de retorno. Bobbi Morse, codinome Harpia, é confrontada por seu parceiro a revelar seu segredo. Ela diz que trata-se de uma terapia com o Mac, devido aos transtornos psicológicos sofridos ao ver sua Agência ser desmantelada e seus amigos se transformarem em inimigos.

Esta explicação não passou na minha laringe quando ouvi. Sabia que ela estava mentindo. E logo fui confirmado disso.

Bobbi Morse, a Harpia em “Agents Of SHIELD”.

Ela e Mac no final do episódio conversam secretamente e citam a Caixa de Ferramentas de Fury, que está escondida na sala do Coulson. Não sabemos do que se trata a Caixa, nem tampouco o interesse deles no objeto.

Porém, em um determinado momento do episódio, Bobbi visita Skye na “prisão” e menciona que já esteve em uma Quarentena antes.

Se levarmos em consideração que a própria Skye está ali sobre suspeitas de contágio terrígeno, será que podemos concluir também que a Bobbi tenha passado por uma espécie de experimento Kree?

Nos quadrinhos durante a Era Heróica, Bobbi foi submetida à uma aplicação de um soro fortíssimo, que combinava elementos da fórmula do infinito de Nick Fury com o soro do supersoldado de Steve Rogers. A mesma escapa da morte, após ser baleada e adquiri habilidades sobre-humanas graças a este novo experimento.

E se por acaso na série, a Bobbi seja uma Inumana também e este seja seu segredo, pois como vimos, a questão da aceitação será retratada vigorosamente? E seu interesse na Caixa de Ferramentas do Fury seja em busca de uma suposta “cura” para sua “aberração”?

4- A Escola para Jovens Superdotados? 

Raina também está passando por problemas de aceitação, ainda mais por ter sofrido drásticas mudanças de aparência. Seu corpo está cobertos por espinhos e seu tecido corporal cedeu lugar a cascalhos. Num confronto com o pai da Skye/Daisy, Raina lamenta sua nova aparência e cobra explicações dele. Ela acreditava que iria se tornar algo divino, uma espécia de anjo, mas acabou se transformando numa aberração.

Raina após a transformação terrígena.
Raina após a transformação terrígena.

O único conselho que o pai da Skye dá a antiga “Mulher dos Vestidos Floridos” é que caso ela não queira continuar com seu novo visual, apenas desistisse de viver.

E é o que ela faz, segue até uma avenida movimentada e começa a atravessar sem reparar nos carros que cruzam em alta velocidade e mesmo assim conseguem desviar dela. Porém, dezenas de viaturas pretas repletas de homens armados surgem para interceptá-la. Trata-se de agentes do Coulson que vieram na missão de capturá-la. Porém Raina quer a sua morte e dá um recado: “Ou você me meta ou eu faço com que você o faça!”.

De repente, numa visão deslumbrante, alguém a protege das balas enfurecidas, criando um campo de proteção. E logo vemos quem é! Gordon, aquele garoto do início do episódio. Parecendo um anjo celestial, ele acalma Raina dizendo que mostrará a ela “o caminho”.

Se levarmos em conta o local onde Gordon estava nos primeiros minutos do episódio, podemos induzir que ele esteja levando Raina para aquele mesmo local. Considerando o fato de nos quadrinhos, o Reader esteja a procura de novos inumanos, chegaremos a conclusão de que ele esteja a serviço de alguém que queira treinar os inumanos em uma similar da Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier.

Vai dizer que não sentiu um frio na barriga quando viu esta cena?
Vai dizer que não sentiu um frio na barriga quando viu esta cena?

Talvez tenha até uma guerra Humana-Inumana no final da temporada.

Algumas coisas também embalaram a trama de “Aftershocks” e nos deixaram uma pulga atrás da orelha, mas não deu para dissecar nesse post, como o caso do agente Tripplet possuir uma foto do Comando Selvagem em sua casa. Ou a menção do pai da Skye/Daisy à um suposto Índice.

Vamos aguardar mais novidades! 😛

O episódio mostrou que a série promete entrar em outro universo com um clima mais pesado e sombrio, apresentando cada vez mais histórias e personagens que fará com que o MCU não sinta falta de nenhum Mutante, talvez nem mesmo o Wolverine.

E a Marvel comprova, mais uma vez, que trabalha cautelosamente para se tornar um império sólido e coerente!

O que acharam do episódio? O que estão achando da série? Comentem, vamos trabalhar nossa mente em conjunto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s